terça-feira, 26 de junho de 2012


A MATEMÁTICA NA BALANÇA

A notinha abaixo saiu na coluna semanal de Ricardo Boechat da Revista ISTOÉ DO DIA 13.06.2012. Leiam:
Emprego - Vítima da balança

Por 5 votos a 0, o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro liberou a Petrobras de contratar Anderson dos Santos. Em ação julgada na terça-feira 5, ele alegou "preconceito" da estatal ao não contratá-lo, após passar em concurso público. A Petrobras sustentou que uma pessoa com 168 kg não aguenta o trabalho pesado em plataformas marítimas. O desembargador Fernando Foch, no voto vencedor, não viu segregação contra os gordos, mas sugeriu à Petrobras que indique nos editais o limite de IMC que aceita.



   
Aparentemente nada tem a ver com matemática, exceto alguns dados e informações traduzidas por números. Aparentemente, é claro. Como em tudo que vivemos no cotidiano, a matemática naturalmente está presente. Nesta situação um cidadão deixou de ser contratado por uma grande empresa, após passar em concurso público, por não estar com o IMC aceitável para a função. 

Coincidentemente aqui no matemáticacomcidadania, na coluna da direita, você pode calcular o seu IMC.

Você estaria apto à função, caso fosse aprovado no concurso?

Eis aí uma excelente proposta para discussão na sala de aula. Ao final o cálculo do IMC recai em uma simples fórmula matemática que envolve o peso e a altura da pessoa. Mas, se bem trabalhada na sala, essa questão, perpassa por uma série de situações que certamente interessam, e muito, aos alunos, inclusive pela interdisciplinaridade. Preconceito, saúde, hábitos alimentares, alimentos saudáveis, postura crítica, autoavaliação, etc., são algumas possibilidades de discussão e análise que podem ser abordados.

Com uma balança e uma fita métrica é possível tornar a aula interessante e produtiva. Ao final, calcular o IMC será apenas um detalhe, com a vantagem dos alunos mergulharem no cálculo matemático de forma absolutamente prazerosa.

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