A MATEMÁTICA NA BALANÇA
A notinha abaixo saiu na coluna semanal de Ricardo
Boechat da Revista ISTOÉ DO DIA 13.06.2012. Leiam:
Emprego - Vítima da balança
Por 5 votos a 0, o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro liberou a Petrobras de contratar Anderson dos Santos. Em ação julgada na terça-feira 5, ele alegou "preconceito" da estatal ao não contratá-lo, após passar em concurso público. A Petrobras sustentou que uma pessoa com 168 kg não aguenta o trabalho pesado em plataformas marítimas. O desembargador Fernando Foch, no voto vencedor, não viu segregação contra os gordos, mas sugeriu à Petrobras que indique nos editais o limite de IMC que aceita.
Aparentemente nada tem a ver
com matemática, exceto alguns dados e informações traduzidas por números.
Aparentemente, é claro. Como em tudo que vivemos no cotidiano, a matemática naturalmente
está presente. Nesta situação um cidadão deixou de ser contratado por uma
grande empresa, após passar em concurso público, por não estar com o IMC
aceitável para a função.
Coincidentemente aqui no matemáticacomcidadania,
na coluna da direita, você pode calcular o seu IMC.
Você estaria apto à
função, caso fosse aprovado no concurso?
Eis aí uma excelente
proposta para discussão na sala de aula. Ao final o cálculo do IMC recai em uma
simples fórmula matemática que envolve o peso e a altura da pessoa. Mas, se bem
trabalhada na sala, essa questão, perpassa por uma série de situações que
certamente interessam, e muito, aos alunos, inclusive pela interdisciplinaridade.
Preconceito, saúde, hábitos alimentares, alimentos saudáveis, postura crítica,
autoavaliação, etc., são algumas possibilidades de discussão e análise que
podem ser abordados.
Com uma balança e uma fita
métrica é possível tornar a aula interessante e produtiva. Ao final, calcular o
IMC será apenas um detalhe, com a vantagem dos alunos mergulharem no cálculo
matemático de forma absolutamente prazerosa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário