terça-feira, 26 de junho de 2012


Dia da Matemática. Nossos alunos tem que fazer parte da comemoração.
NO DIA DA MATEMÁTICA, A MATEMÁTICA DO DIA A DIA.
Reflexões e sugestões do Professor Mário Tourinho.

Seis de maio é data dedicada à comemoração do Dia da Matemática. Não vejo hipótese de uma data como esta ser reverenciada fora da sala de aula. Não vejo sentido em se pensar qualquer atividade celebrativa para este dia, sem que estejam envolvidos diretamente os nossos alunos. Assim como a própria Matemática, é uma questão de lógica.

Defendo minhas afirmações apoiando-me nas seguintes perguntas: Sabemos das dificuldades de nossos alunos (e da população em geral) no que diz respeito à disciplina? Sabemos as causas dessas dificuldades? Esta data pode ser uma oportunidade para modificar o olhar de muitas pessoas em relação à Matemática?

Se você respondeu sim aos três questionamentos, então você concorda, logicamente, que a melhor maneira de desmistificar a Matemática é fazendo com que as pessoas compreendam a natureza prática e útil da disciplina e percebam a presença cotidiana dos conhecimentos matemáticos em suas vidas.

Todos aqueles que têm “ódio”, “medo”, “pavor”, “indiferença” ou até “pânico” da Matemática, certamente tem uma história ruim para contar sobre a disciplina. Em geral estas histórias relatam falta de oportunidade, falta de respeito, falta de paciência, carência na formação (do aluno e do professor), falta de material escolar, falta de infraestrutura educacional, enfim, uma série de razões que findam por desestimular o aluno na compreensão e no estudo de um conteúdo tão específico e tão importante para o seu desenvolvimento e para a prática da cidadania. A baixa autoestima dos alunos e dos cidadãos, por conseguinte, é flagrante: “não sei Matemática”, “não gosto de Matemática”, “sou burro em Matemática”, e outras declarações semelhantes, são comuns na sociedade em geral e no ambiente escolar.

Malba Tahan foi o precursor da Educação Matemática. Foi quem primeiro trabalhou com a História da Matemática. Defendeu a valorização do raciocínio na resolução de problemas matemáticos, sem o uso mecânico de fórmulas, além de utilizar atividades lúdicas para facilitar o estudo. Muito antes de se falar em interdisciplinaridade ele já se preocupava com a unificação das ciências. Malba Tahan, para quem não se lembra, é o pseudônimo Júlio César de Mello e Souza, um genial professor, educador, pedagogo, escritor e conferencista brasileiro, nascido no Rio de Janeiro em 6 de maio de 1895. Em homenagem a ele, 06 de maio é o Dia da Matemática.

Agora, imaginem vocês, se com um perfil desse, Malba ficaria satisfeito em saber que o Dia da Matemática, data criada em sua homenagem, seja festejado em outro ambiente que não seja a sala de aula.

Portanto, sugiro e conclamo a todos os professores de matemática, inclusive associados com professores de outras disciplinas. Todos os anos vamos planejar atividades comemorativas para o Dia da Matemática. Há uma infinidade de ações que podem ser desenvolvidas. Superemos as dificuldades. Com criatividade e simplicidade é possível fazer ver aos nossos alunos porque e como a Matemática é a disciplina do nosso dia a dia e como ela está estreitamente ligada a todas asoutras áreas do conhecimento. Deixo algumas idéias:

Você pode pensar em comemorar o Dia da Matemática no próprio dia 06, que este ano é uma quarta-feira. Se não for dia de sua aula, faça em qualquer outro dia da mesma semana. Se quiser pode pensar também em uma Semana da Matemática.

Convide professores de outras disciplinas para participar junto com você. Envolva a Coordenação Pedagógica, Direção da Escola e até a comunidade. Seria muito bom, por exemplo, se os pais dos alunos participassem.

Palestras debates, exibição de filmes são interessantes desde que os alunos participem diretamente no planejamento e na execução. Não os deixe apenas como expectadores. A qualquer destas palestras procure fazer ligação com a importância da matemática em nossas vidas. Convide colegas para fazerem palestras. Identifique alunos que possam falar sobre o tema (dando-lhe o suporte e os subsídios necessários).

Gincana matemática. È uma boa idéia. Pense em tarefas alegres e movimentadas, mas que envolvam a utilização da matemática. Normalmente os alunos gostam e participam com bastante interesse. Você pode fazer a gincana entre grupos das suas turmas ou entre turmas, envolvendo toda a escola.

Dramatematizando(*) - è uma atividade simples, envolvente e que normalmente dá bons resultados.
Escolha previamente matérias de jornais, revistas, sites, etc., que tratem de assuntos do dia a dia (saúde, educação, economia, cidadania, meio ambiente, esportes...) que tragam em seu texto elementos e conteúdos de matemática. Separe a turma em grupos entregue a cada grupo uma das reportagens selecionadas (você pode pensar também e uma reportagem por turma). A tarefa do grupo, ou da turma, é preparar uma dramatização da reportagem, enfatizando os elementos de matemática encontrados. Oriente-os sobre como planejar a apresentação, que personagens estão presentes na reportagem, quem poderia representar os papéis, que assuntos de matemática estão presentes, que materiais e caracterizações serão necessários. È possível estabelecer também uma competição entre os grupos ou turmas. Marque um dia, durante a semana em que se comemora o Dia da Matemática, para as apresentações, que poderão ser feitas no auditório ou no pátio da escola. Convide toda a comunidade escolar para assistir as apresentações. Valoriza a realização de cada grupo ou turma. Com base nas apresentações fale sobre a importância da matemática na resolução de problemas do cotidiano, sobre a presença da matemática em nossas vidas, sobre a matemática como um instrumento de facilitação e melhoria da vida do homem.

Registre todas as atividades que você fizer, através de fotografias ou filmagem. Desde a fase de elaboração até a conclusão. Depois faça, na escola, uma exposição dos fotos ou sessão para exibição da filmagem. Nesta oportunidade exponha também trabalhos que os alunos fizeram, não só decorrente do Dia da Matemática, como outros anteriores. As pessoas gostam de ser valorizadas e ver divulgado o resultado do seu trabalho.

Envie todo o registro para o nosso blog e nós publicaremos com a maior satisfação. Depois informe aos alunos e peça que eles acessem o blog. È uma oportunidade de professor e alunos estarem “conectados” nesta ferramenta e no uso de novas tecnologias na educação.
Pense, crie, recrie, reaproveite, reinvente. Muitas novas ideias surgirão. Bom trabalho e boa sorte!
  (*Criação Mário Tourinho)

Nenhum comentário: