sexta-feira, 21 de novembro de 2008

A MATEMÁTICA CONTRA A DENGUE. ALERTA!


A MATEMÁTICA CONTRA A DENGUE

É POSSÍVEL SALVAR VIDAS COM A AJUDA DA MATEMÁTICA?

Mário Tourinho

Você sabia que o mosquito da dengue pode botar até 450 ovos durante toda a sua vida? E que cada fêmea vive de 30 a 45 dias podendo contaminar até 300 pessoas neste período? Quer dizer: se em uma ninhada de 450 ovos nascerem dois terços de fêmeas, pelo menos, 90.000 pessoas poderão ser infectadas. E sabe qual é a sua chance de ser picado se você fizer parte deste conjunto? Tem mais: quantos mililitros de água limpa são necessários para o Aedes se reproduza? O que está acontecendo em muitas cidades do Brasil é epidemia ou endemia? Tem quantas pessoas infectadas, quantas já morreram? De quem é a culpa do que está acontecendo? Ser não cuidarmos a situação pode se agravar.

Perceberam quantos questionamentos ligados à Matemática podem ser feitos usando como pano de fundo a questão da dengue? E não é somente isto. Dá para interagir com Ciências, com História, com Língua Portuguesa, e outras áreas do conhecimento. Dá também para discutir questões sociais, políticas e econômicas, enfim, levar os alunos a conhecerem e praticarem ações que venham a ajudar na solução deste grave problema. Mais do que isso! È possível ajudar a salvar vidas!
Uma abordagem desta natureza facilita e desperta o interesse dos alunos pelo estudo da Matemática, uma vez que a disciplina estaria sendo estudada atrelada a um assunto que diz respeito ao cotidiano e a própria sobrevivência de cada um.

A situação continua grave, segundo o Ministério da Saúde. Em muitas cidades de nosso estado e de todo o Brasil o risco de Mas, não é por isso que outras localidades não devam se preocupar. O problema está muito próximo da gente do que  agente imagina. È óbvio que nem alunos, nem professores, funcionários, comunidade escolar, ou qualquer cidadão, querem correr riscos de morrer ou perderem parentes e amigos por causa de um simples mosquito, concordam?

Então fica a sugestão: que tal trabalhar aspectos da dengue ligados à Matemática? È um bom caminho para conscientizar os nossos alunos quanto à necessidade de todos participarem do combate à dengue. Use sua criatividade. Desenvolva projetos e ações e implemente na sua escola.