A
MATEMÁTICA CONTRA A DENGUE
É POSSÍVEL SALVAR VIDAS COM A AJUDA DA
MATEMÁTICA?
Mário
Tourinho
Você sabia que o mosquito da dengue pode botar
até 450 ovos durante toda a sua vida? E que cada fêmea vive de 30 a 45 dias
podendo contaminar até 300 pessoas neste período? Quer dizer: se em uma ninhada
de 450 ovos nascerem dois terços de fêmeas, pelo menos, 90.000 pessoas poderão
ser infectadas. E sabe qual é a sua chance de ser picado se você fizer parte
deste conjunto? Tem mais: quantos mililitros de água limpa são necessários para
o Aedes se reproduza? O que está acontecendo em muitas cidades do Brasil é
epidemia ou endemia? Tem quantas pessoas infectadas, quantas já morreram? De
quem é a culpa do que está acontecendo? Ser não cuidarmos a situação pode se
agravar.
Perceberam quantos questionamentos ligados à
Matemática podem ser feitos usando como pano de fundo a questão da dengue? E
não é somente isto. Dá para interagir com Ciências, com História, com Língua
Portuguesa, e outras áreas do conhecimento. Dá também para discutir questões
sociais, políticas e econômicas, enfim, levar os alunos a conhecerem e
praticarem ações que venham a ajudar na solução deste grave problema. Mais do
que isso! È possível ajudar a salvar vidas!
Uma abordagem desta natureza facilita e desperta
o interesse dos alunos pelo estudo da Matemática, uma vez que a disciplina
estaria sendo estudada atrelada a um assunto que diz respeito ao cotidiano e a
própria sobrevivência de cada um.
A situação continua grave, segundo o Ministério
da Saúde. Em muitas cidades de nosso estado e de todo o Brasil o risco de Mas,
não é por isso que outras localidades não devam se preocupar. O problema está
muito próximo da gente do que agente
imagina. È óbvio que nem alunos, nem professores, funcionários, comunidade
escolar, ou qualquer cidadão, querem correr riscos de morrer ou perderem
parentes e amigos por causa de um simples mosquito, concordam?
Então fica a sugestão: que tal trabalhar aspectos
da dengue ligados à Matemática? È um bom caminho para conscientizar os nossos
alunos quanto à necessidade de todos participarem do combate à dengue. Use sua
criatividade. Desenvolva projetos e ações e implemente na sua escola.
Um comentário:
Oi, Mário,eu estou entre aquelas pessoas que"desgostaram "da Matemática na 8ª série.Por causa principalmente de um professor que sabia muito de Matemática para si, mas tinha pouca Didática. Os pais de minha época não questionavam muito sobre o professor e desgostei da Matemática. Já trabalhei 2 anos com a questão da Dengue. Fiz um projeto interdisciplinar sobre este mal, ganhei um prêmio da Editora Aymará e da Secult. Veja o Projeto lá no meu Blog. Se este ano trabalhar com este tema,prometo incluir algumas questões que você levantou. Sucesso com seu Blog . Nancy Borges
Postar um comentário